Abaixo você confere os primeiros passos para utilização das APIs do Marketplace.

1. Criação de conta

Para ter acesso aos recursos disponibilizados pela API, é necessário possuir uma conta de desenvolvedor no Portal de Desenvolvedores da Via Varejo.

Para realizar o cadastramento no Portal, clique em 'Inscreva-se', preencha todos os campos necessários e finalize o processo.

2. Criação de APPs

Para criação da APP, a ação deverá ser realizada diretamente pelo Portal de Desenvolvedores, através do menu superior Desenvolvedor > Minhas APPs > Registrar nova APP.

Atenção: Este processo somente é possível estando logado à este Portal.

Todas as chamadas à API são feitas por meio de APPs configuradas pelo desenvolvedor em sua conta.

A APP possui duas informações utilizadas para chamadas das APIs, que são o CLIENT_ID (que é a APP) e o ACCESS_TOKEN (criação é gerada automaticamente quando é criado a APP).

O token criado automaticamente junto à APP dá permissão de acesso à API V2 de Sandbox e também acesso à API V3 e V4 de Produção (APIs dos quais não possuem atualmente ambiente de testes), porém todos as chamadas executadas com esta APP poderão ser realizadas normalmente e não haverá reflexo nos portais de venda.

3. Conhecendo o ambiente Sandbox

Agora que você possui uma APP e suas respectivas chaves de acesso, já é possível iniciar as integrações com a API da Via Varejo.

Para facilitar seus testes, a Via Varejo disponibiliza um ambiente de Sandbox, com as mesmas operações disponíveis no ambiente de produção.

Lembrando que a API disponível para o ambiente de Sandbox é a API V2. As demais APIs deverão ser utilizadas no ambiente de Produção (do qual a sua APP possuirá permissão de uso, mas não de refletir nos portais de venda).

Saiba mais sobre o ambiente de Sandbox.

Português, Brasil